Como tratar aftas na língua

As aftas na língua podem ser incômodas, mas existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas e acelerar o processo de cicatrização. Aqui estão algumas dicas para tratar aftas na língua:

  1. Mantenha a higiene bucal: Escove os dentes suavemente com uma escova de cerdas macias após as refeições e use enxaguante bucal sem álcool para manter a boca limpa.
  2. Enxágue bucal com água morna e sal: Faça bochechos com uma solução de água morna e sal várias vezes ao dia. Isso pode ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação.
  3. Evite alimentos ácidos e irritantes: Evite alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes, sucos cítricos e alimentos condimentados, que podem irritar ainda mais a afta na língua.
  4. Faça bochechos com água morna e bicarbonato de sódio: Dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna e faça bochechos suaves várias vezes ao dia para aliviar a dor e ajudar na cicatrização.
  5. Use produtos tópicos para alívio: Existem pomadas e géis disponíveis nas farmácias que podem ser aplicados diretamente na afta para aliviar a dor e acelerar a cicatrização. Consulte um farmacêutico ou seu dentista para recomendações.
  6. Evite alimentos duros e pontiagudos: Enquanto a afta estiver presente, evite alimentos duros, pontiagudos ou que possam causar atrito na língua, o que pode piorar a dor e prolongar a cicatrização.

Se as aftas persistirem por mais de duas semanas, forem muito dolorosas ou ocorrerem com frequência, é recomendado procurar um dentista ou médico para uma avaliação mais detalhada e um possível tratamento adicional.

Verifique também

Cannabis Medicinal no SUS

Cannabis Medicinal no SUS

Cannabis Medicinal no SUS: Uma Jornada Rumo à Saúde e Equidade Cannabis medicinal no SUS. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *