Como se prevenir da Dengue

A Dengue é uma doença causada pelo pelo mosquito Aedes aegypti, e muito perigosa para a saúde humana. Para se prevenir contra a Dengue, siga estas medidas:

  • Elimine criadouros de mosquitos: Verifique sua casa e elimine qualquer fonte de água parada onde os mosquitos possam depositar seus ovos. Isso inclui vasos de plantas, recipientes vazios, pneus, calhas entupidas, garrafas, latas e qualquer outro objeto que possa acumular água.
  • Mantenha recipientes de água limpos: Se você tem balde recipientes de água, como caixas ou caixas d’água, certifique-se de mantê-los limpos, sem acúmulo de sujeira ou detritos que possam fornecer um ambiente propício para a reprodução do mosquito.
  • Use telas de proteção: Instale telas nas janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos em sua casa. Certifique-se de que as telas estejam intactas e sem rasgos.
  • Utilize repelentes: Use repelentes de mosquitos que interceptamm ingredientes ativos como DEET, IR3535 ou icaridina. Aplique o repelente nas áreas expostas da pele e siga as instruções do produto. Use também roupas de manga comprida e calças compridas, principalmente durante os horários em que os mosquitos são mais ativos, como ao amanhecer e ao entardecer.
  • Colabore com a comunidade: Participe de ações comunitárias de combate à Dengue.
  • Proteja-se durante viagens: Se você viajar para áreas onde a Dengue é endêmica, tome cuidados adicionais, como usar repelentes e proteger-se contra picadas de mosquitos durante todo o período da viagem.
  • Esteja atento aos sintomas: Fique atento aos sintomas da Dengue, como febre alta, dores de cabeça e musculares, cansaço, náuseas e manchas vermelhas na pele. Caso apresente esses sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Lembre-se de que a prevenção é fundamental para evitar a Dengue. Ao adotar essas medidas de prevenção, você estará ansioso para reduzir a antecipação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Verifique também

Cannabis Medicinal no SUS

Cannabis Medicinal no SUS

Cannabis Medicinal no SUS: Uma Jornada Rumo à Saúde e Equidade Cannabis medicinal no SUS. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *