Como se certificar na ISO

A certificação ISO é um processo que envolve a implementação de um sistema de gestão de qualidade ou segurança alimentar e a avaliação desse sistema por uma organização de certificação independente. O processo pode variar um pouco dependendo do tipo de certificação ISO que você deseja obter, mas geralmente envolve os seguintes passos:

  1. Identificar os requisitos da norma ISO relevante: Existem muitas normas ISO diferentes, cada uma com seus próprios requisitos específicos. Você precisará identificar a norma que é relevante para a sua organização ou setor.
  2. Implementar o sistema de gestão: O próximo passo é implementar o sistema de gestão de acordo com os requisitos da norma ISO relevante. Isso pode envolver a criação de políticas e procedimentos, a realização de auditorias internas e a identificação de oportunidades de melhoria.
  3. Selecionar uma organização de certificação: Depois que seu sistema de gestão estiver em vigor, você precisará escolher uma organização de certificação para avaliá-lo. É importante selecionar uma organização credenciada, que possa fornecer uma certificação reconhecida internacionalmente.
  4. Realizar uma auditoria de certificação: A organização de certificação realizará uma auditoria em seu sistema de gestão para verificar se ele atende aos requisitos da norma ISO relevante. Isso pode envolver uma auditoria no local, entrevistas com funcionários e revisão de documentação.
  5. Corrigir quaisquer não conformidades: Se forem identificadas quaisquer não conformidades durante a auditoria, você precisará tomar medidas corretivas para abordá-las. Isso pode envolver a revisão de políticas e procedimentos, a realização de treinamento adicional ou outras ações.
  6. Receber a certificação: Se seu sistema de gestão atender aos requisitos da norma ISO relevante e todas as não conformidades forem abordadas, você receberá uma certificação. A certificação é geralmente válida por um período de três anos, sujeita a auditorias de acompanhamento regulares.

Lembre-se de que o processo de certificação ISO pode ser complexo e demorado. É importante ter um plano claro em vigor e recursos adequados disponíveis para garantir o sucesso da implementação do sistema de gestão e da auditoria de certificação

Verifique também

Como Fazer Brinquedos Educativos

Como Fazer Brinquedos Educativos

Como Fazer Brinquedos Educativos Ideias criativas para criar brinquedos caseiros que estimulam o aprendizado e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *