Como fazer um relatório

Os relatórios são constantemente exigidos, principalmente no mercado de trabalho. Por isso, é muito importante saber elaborar e organizar um. Para fazer um relatório, siga os seguintes passos:

  1. Defina o objetivo do relatório: antes de começar a escrever, é importante que você saiba o objetivo do relatório, o que você deseja comunicar e para quem. Alguns exemplos de objetivos são: apresentar resultados de uma pesquisa, descrever o desempenho de um projeto ou identificar os principais problemas de uma empresa.
  2. Planeje o conteúdo: com base no objetivo do relatório, planeje o conteúdo que será abordado, definindo as seções e subseções.
  3. Coleta de informações: reúna as informações necessárias para preencher cada seção do relatório. Isso pode incluir dados, gráficos, imagens ou informações de outras fontes.
  4. Organize as informações: organize as informações de maneira lógica, de modo que o relatório tenha uma estrutura clara e fácil de seguir. Use títulos e subtítulos para separar cada seção e subseção.
  5. Escreva o relatório: comece a escrever o relatório, usando uma linguagem clara e objetiva. Use frases curtas e parágrafos curtos para facilitar a leitura. Certifique-se de incluir uma introdução, corpo e conclusão.
  6. Revisão: revise o relatório para garantir que não haja erros de gramática, ortografia ou de conteúdo.
  7. Formatação: formate o relatório de acordo com as instruções do destinatário (se houver). Isso pode incluir o uso de um estilo de fonte específico, margens e espaçamento entre linhas.
  8. Envie o relatório: envie o relatório para a pessoa ou empresa que solicitou. Certifique-se de que ele esteja completo e formatado corretamente.

Lembre-se que a estrutura e o conteúdo de um relatório podem variar dependendo do tipo de relatório e do público-alvo. Portanto, é importante estar atento às especificidades de cada caso.

Verifique também

Alimentação para Reduzir a Retenção de Líquidos

Alimentação para Reduzir a Retenção de Líquidos

Alimentação para Reduzir a Retenção de Líquidos: Orientações Nutricionais para uma Saúde Equilibrada Alimentação para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *